quarta-feira, 24 de junho de 2009

Nina Simone - Pastel Blues / Sinner Man


Justamente quando sentimos falta de algo novo, que não conhecemos ainda, como num passe de mágica surge diante de nos aquilo que comprova que mesmo se vivessemos duzentos anos não aprenderiamos tudo que existe...

A Nina veio me trazer uma maravilha tradicional, justamente neste momento em que eu estava exausto das mesmas coisas. E olha que refino ao máximo meu paladar para jazz ou blues, sendo que pouca (pouca mesmo) coisa me agrada ou parece original aos meus ouvidos.
A atenção foi chamada pelo louco do David Linch (como explico no outro tópico) no seu filme "Inland Empire", com a música Sinner Man (trad: pecador) que acontece alucinadamente no fim da obra. Tenho certeza de que qualquer um que assista a cena fica deslumbrado pela maravilha
que ela representa... sobretudo se assistiu a todo o filme antes e se compreende a letra da canção.

Nina foi uma brilhante interprete de blues e jazz norte-americana. Filha de pastores metodistas, começou na arte tocando em boites do seu país, mas logo ganhou representatividade especialmente valendo-se da "causa anti-racista" muito pop naquele hemisfério. Fantásticas canções brotaram com essa diva, e para muitas ela chegou na "versão definitiva", sobre a qual conscentimos em dizer que se faz conclusa a obra de arte (como quando o pintor decide que terminou seu quadro, por exemplo...). Nossa querida Nina deixou esta dimensão em 2003, mas ficou muita coisa boa pra gente desfrutar.

Escolhi esse album somente por conter a música "sinner man". O album data de 1965 e além desta (óbvio) contém outras maravilhas adocicadas para os tímpanos. "Sinnerman" (ou sinner man) é um som tradicional da cultura religiosa norte-americana. Após os anos 50 passou a ser gravado por incontáveis artistas, entre os quais a Nina (cuja versão prevalece como referencia). O tema é muito popular, e fico admirado por não tê-lo conhecido antes... mas cada coisa no seu tempo...hehe. Ah, sim, além de ser gravado muito, esta presente em mais de 10 filmes.

A canção é um diálogo em que alguém pergunta ao pecador o que ele pensa que esta fazendo e ele vai respondendo num tom interessante... seria mais ou menos assim:

Pecador, para onde você vai correr?
Bem, eu vou para a rocha
Por favor me esconda,
eu vou para a rocha

Por favor esconda-me Deus



Bem, a rocha gritou
Eu não posso te esconder, a rocha gritou!
Eu não vou esconder-te; Deus!

Eu disse para a rocha
"que é que ta havendo contigo, rocha?"

"Você não vê, eu preciso de você rocha"

"Não me sacaneie"



Então eu corri para o rio

Ele sangrava, eu corri para o mar

Então eu corri para o rio, ele fervia

Eu corri para o mar, ele fervia






Então eu corri para Deus
Por favor, ajude-me Deus
Você não vê que estou rezando?

Você não me enxerga aqui embaixo rezando?


Mas Deus disse:

"Vá pro inferno"

Ele disse "vá pro inferno"


Então eu corri para o demônio
Ele estava esperando


Eu corri para o rio
Ele fervia, eu corri para o mar


Enfim eu corri para Deus
Eu disse "Deus, me esconda"
Por favor, me esconda


Deus disse "Onde você estava?
Quando estava velho e orando?"

Deus, Deus, ouça minha prece


"Pecador, você devia ter orado"

"Devia ter orado, pecador"

"Devia ter orado"

Todos neste dia



Hehe, tipicamente norte-americano! Não tem muito sentido ouvir sem entender (porque a letra justifica o desespero da música) ou ler a letra sem ouvir (porque a música justifica o desespero da letra).

Música para nós, pecadores, degustarmos e endoidarmos junto com a Nina.

Baixe aqui o album "Pastel Blues"

Assista a ultima cena de "Inland Empire" no YouTube

Mais sobre "Nina Simone" (inglês)

Mais sobre a música "Sinner Man" (inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB