terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Feng Xiaogang - Assembly (2007)


Hoje estou realmente disposto a escrever no blog. Creio ser para dar uma recapitulada nos momentos artisticos que passei desde Novembo mais ou menos. Mas neste filme vamos com calma: "aqui temos uma obra de arte!"
Por incrível que pareça, é o primeiro filme do diretor chines Xiaogang, e já é fantástico. O início do filme não traduz do que se trata o conteúdo, e se não formos até o fim pode parecer que não tem conteúdo algum. Fato é que o início faz uma base para todo o resto ter contexto. Basicamente trata-se de cenas de guerra em campo de batalha, com muita violencia em que um pequeno batalhão (já dizimado na batalha anteior) deve suportar uma incursão inimiga infinitas vezes maior.

Até este ponto, nada de interessante, mas a partir dai a coisa esquenta. Eles teriam autorização para retirada de campo caso uvissem o toque do corneteiro. Quando indagou aos seus homens se haviam ouvido, alguns disseram "sim" frente ao medo da situação e outros negaram. O comandante pensou que poderia estar surdo em decorrência das bombas da batalha e manteve esta dúvida sobre ter ou não ouvido o chamado.

Todo seu batalhão perece aos inimigos restando somente ele como sobrevivente. Após algum tempo ele se recupera, mas fica revoltado pelo fato dos seus homens que bravamente morreram no front não terem sido reconhecidos como heróis da guerra. Seguindo essa indagação, o comandante não descansa até saber o que aconteceu.

Neste ponto temos um segundo momento do filme em que sai de cena o campo de batalha e entra questões filosóficas, sociais, com referência a política e a corrupção. A crítica que Xiaogang mostra é forte e valiosa, batendo num assunto que sobretudo fóca o seguinte: não se pode comprir leis impossiveis de serem cumpridas: os homens mais fortes vão até o fim, os mais fracos desistem logo e o sistema torna-se mentor duma injustiça desleal que desequilibra toda a estrutura política de um governo pois agride diretamente as pessoas dele.

Tenho uma vaga impressão que diante desta mensagem "não tão explícita" Xiaogang está criticando o atual governo chinês... mas enfim, que cada um tenha sua opinião. Filme muitíssimo bom, coisa rara tratando-se do tema "guerra".

Download do filme (torrent)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB