quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

História dos Irmãos Villas Boas - Manoel Rodrigues Ferreira

Na foto: Orlando, Manoel, Cláudio e Leonardo - Alto Xingu - 1948)

Manoel Rodrigues Ferreira (1916 - 2010) foi engenheiro, repórter, escritor e historiador, que tem entre suas obras a conhecidíssima "Ferrovia do Diabo" - história da Ferrovia Madeira Mamoré. Destacou-se por noticiar de maneira bastante convincente os processos do sertanismo no Brasil, tendo em 1945 seguido em pessoa para a região de onde partiu a expedição Roncador-Xingu, e de certo modo contribuindo muito para sua documentação com filmes, fotografias e reportagens. Este livro chamou-me a atenção pelo título, e vou tecer um breve comentário sobre ele baseado em minha impressão pessoal (não científica) do material.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pedro Martinelli

Não sou de recomendar "coisa", a não ser que eu goste muito mesmo! É o caso do trabalho do fotografo Pedro Martinelli. Procurando na web essa semana informações sobre o Alto Xingu e a alimentação das expedições daquela região, em especial o moquém, deparei-me no blog do fotógrafo. Acabei passando a tarde inteira por lá, degustando as fotos e histórias maravilhosas deste nobre cidadão.

Recomendo: http://www.pedromartinelli.com.br/blog/

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cesária Évora


Grande artista nascida em Cabo Verde, Cesária Évora traduz numa sonoridade única o sentimento natural de todo africano, com um toque especial da melancolia fádica portuguesa. Sempre me deixou pasmo a qualidade sonora desta negra, em tudo, desde as composições, interpretações, até as masterizações de seus discos. Agora, junto a tantos outros, nossa cantora encontrou-se com o universo numa forma pura, assim como sua música sempre foi.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Manoel de Barros


Manoel de Barros é fabuloso! Por isso mesmo não vou falar da sua estética ou das qualidades imponderáveis de sua escrita, mas deter-me-ei sobre o que vale a pena: o cidadão.
 

© 2009Luz de Inverno | by TNB