Em 1996 um guitarrista americano, Ry Cooder, vai para cuba afim de fazer um trabalho com um grupo de africanos. Os africanos tem problemas e não conseguem ir a Cuba, o que faz Cooder seguir atraz de uma antiga gravação que tinha em uma fita, de uma música cubana.
A consequencia disso é a reunião de alguns músicos da velha guarda da música cubana, que tocavam em um clube chamado "Buena Vista Social Club" fechado já a quarenta anos. Cooder explora o lado comercial da arte cubana e grava um disco com estes magníficos personagens.
O disco obtém sucesso internacional e o conjunto faz dois shows, um na Holanda e um no Carnegie Hall em NY. Esta parte da história já estava sendo acompanhada pelo cineasta Wim Wenders que em 1998 lança o documentário premiado, com o mesmo título "Buena Vsta Social Club".
Wenders consegue extrair muito dos artistas, sendo que é impossivel não se emocionar com as palavras dos senhores e senhoras que prestam seus depoimentos.
Musicalmente o disco é uma obra - como já falei - mais comercial, e não reflete a verdadeira música cubana. Por outro lado ajudou a mesma a tomar divulgação mundial. Entre as figuras que participaram dessa belíssima gravação estão o fabuloso Compay Segundo (1907 - 2003) na época da gravação com 90 anos; o cantor Ibrahim Ferrer (1927 - 2005); a cantora Omara Portuondo; o pianista Rubén González (1919 - 2003) - que gravou seus três discos em três semanas e foi um dos maiores pianistas que já pisaram na terra, vindo da linhagem do Fontana, aluno de Chopin; o cantor Pío Leyva (1917 - 2006) que começou sua carreira vencendo uma competição de bongô aos seis anos de idade; Eliades Ochoa - responsável pela béla música El Carretero, entre outros como Puntillita, Cachaito, Tito Valdés, e outros mais.
Podemos destacar entre eles Compay, Ibraim, Omara (que inda canta e andou gravando a pouco tempo com a Bethânia) e o Rubén, excepcionalmente fantásticos.
Este disco é pra deixar na cabeceira - vale dizer que é ele que tocava nas noites de pooker e nos jantares de gala que eu fazia em Curitiba. Show!
Baixe o disco "Buena Vista Social Club"
3 comentários:
Poxa realmente genial, lembro-me de nós cantando sem parar e com o equilíbrio alternado "El carretero"!!!!
HAuHAuHUAhA
Forte abraço,
M.Autóctone.
HUheuhaushuah
Naquele dia depois de ir na TV então...haushauh
Boa lembrança!
Excelente lembrança...
Salve a Meiri!!!!!! hUAhUHAuHAuHAUhUAhUHAuA
Abração.
Postar um comentário