quarta-feira, 27 de maio de 2009

Seleção Nativista - Invernia




Preparei quatro coletâneas de música nativista: "Invernia", "Campo", "Lamento" e "Milongueira". Agora posto a primeira, diretamente da serra catarinense, do grupo Invernia.
Eu que já fui peão, participei de três CTG's (Centro de Tradição Gaúcha) e extendi pesquisas consideráveis sobre o assunto, especialmente nos anos de faculdade, venho agora partilhar um pouco desta jóia cultural brasileira.


O Brasil "são muitos países". Cada região nos leva a um mundo, a um estilo de tradição, e o lindo deste agrupamento demográfico é a cultura, o folclore e a libredade de expressão de cada povo assentado no nosso gigantesco "pedacinho de mundo" chamado Brasil.
Eu residia na cidade de Telêmaco Borba, interior do PR quando conheci a cultura nativista. Não custou tempo para que logo eu dedicasse meu amor artístico também com uma gaita, com os rodeios, com as lindas canções, divinas prendas e suculentos churrascos. Ah, e quem não se deixaria encantar por tais prazeres?

Bem, vamos ao som. O conjunto chamado "Projeto Invernia" é uma reunião de artístas do nativismo, situado na serra de SC, mais es
pecificamente em Lages, Urupema e São Joaquim. O grande momento destes artístas é na "Nevada da Canção Nativa", festival que ocorre em São Joaquim nos tempos de frio (e não por menos, lá geralmente ocorre neve no inverno). Estive visitando a região, e fiquei maravilhado pela natureza inigualável que se impõe soberana entre o céu e a terra.
Este grupo, na voz de Éder Goulart junto a seus parceiros conta com seus versos elegantes um pouco sobre este lugar, sua invernia, suas taperas a beira de estradinhas ladeadas por taipas infinitas. Vale lembrar que eles não são exatamente gaúchos no sentido "sul-rio-grandense", mas sim tradicionalistas mais ligados ao tropeirismo.

A música "De Capa na Mala" nos leva a contemplação sobre idas e vindas das tropas de boi, dos passos dos rios, do tropeiro que se apega aos redutos, aos animais e a lida simples pela qual cedeu por destino a vida. "Na cerca o vento chora entristecido; no adeus da tropa murmura o rio..."

"Estes Loucos Livres da Serra" trata da disputa farroupilha, de Annita e Garibaldi, da guerra travada tempos atras também nestas colinas.

"Tapera ao Peito" e "Versos de Inverno" são canções do peão solitário que anseia a presença da mulher amada, ora afastado pela lida, ora pela ausência da própria "prenda amada". Alias, "Versos de Inverno" foi uma das poucas musicas que cantei em competições da canção nativista e é uma das que mais gosto.

Entrar no mundo do nativismo é muito diferente de conhecer o mundo do "gauchismo". Tentar comparar estas formas seria como dizer que o frevo pernabucano é igual ao axé baiano - somente porque ambos estão geográficamente no Nordeste.

Bem bem, tenho mais três postagens para seguir o assunto, até lá vamos ouvindo o som da serra...

Saiba mais sobre o "Projeto Invernia" e adquira os CD's do grupo

Baixe o arquivo com as músicas nativistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB