sábado, 18 de julho de 2009

Diana Pequeno - Eterno Como Areia




Durante o pouco tempo em que tive uma internet veloz, escolhendo ao léu discos distintos para baixar, acidentalmente baixei a discografia da Diana. Aquilo ficou lá no limbo do HD até que dado momento olhei a pastinha e pensei: "que que é isso? Diana Pequeno? é diana ou dayana que se fala?" enfim, bastou ouvir cinco segundos de música pra me apaixonar.


Hoje eu praticamente amo a Diana. Acho que é uma das melhores artistas que já pisaram solo brasileiro. Não vou estabelecer comparações porque Diana é incomparável. Talvés, para quem não conhece, eu possa dizer que assim como a Bethânia canta uma "Bahia mar", Diana canta uma "Bahia sertão".

Ela nasceu em 1958, e estudava engenharia quando acabou indo pro caminho sonoro. Não sei exatamente os detalhes miudos da carreira dela (embora tenha dissecado a internet em busca), mas em breve alguém que a conheça há de postar algo mais elucidante. Fato é que em 1978 lança seu primeiro album e sua versão de "Blowin' in the Wind" faz sucesso, tocando em várias radios.

Entre os gênios que acompanhavam Diana tinhamos ninguém menos que Almir Sater e Oswaldinho, entre outros magnificos instrumentistas. A seleção do repertório de Diana era primorosa, o que podemos ver não só na escolha das músicas (com muita coisa de Elomar, por exemplo) como também nos arranjos, na expressividade e etc.

A coisa caminhou bem até que a BMG resolveu dar um "umpgrade pop" na cantora, cujo resultado nem preciso comentar... Mesmo assim, já nos anos 2000 ela grava um disco em que volta as raizes maravilhosas, interpretando gênios e mestres consagrados com arranjos de tirar o fôlego.

Este disco "Eterno como Areia" é o segundo da carreira da cantora e traz entre outras pérolas as músicas "Campo Branco" e "Chama". Batalhei muito, mas não consegui achar a ficha técnica. Se encontrar posto depois.

A propósito, a voz desta mulher é... enfim, só ouvindo:

Baixe o disco "Eterno como Areia" (Atualizado 03/2011)

8 comentários:

M.Autóctone. disse...

Poxa vida,

não estou recebendo os boletins do blog, estava parado achando que há tempos você não postava nada..

Estou baixando tudo "correndinho".hehe

Abração e excelente esse disco.

marcelohpo disse...

Se quiser, posso te mandar o encarte scaneado, pois eu tenho esse vinil.

marcelohpo disse...

Na minha humilde opinião... O arranjo de Campo Branco é o mais bem produzido e o mais lindo de toda música popular brasileira. Essa versão da Diana Pequeno é simplesmente fantástico!!!!

M.Autóctone. disse...

Talvez seja exagero considerar "O" mais bem produzido e o mais lindo... no entanto, é no mínimo um dos mais fodásticos de todos.

Anônimo disse...

Olá marcelohpo,

Grato pelo comentário! Se tiver o encarte, ficarei lisonjeado de poder posta-lo aqui com a ficha técnica, basta que mande no meu e-mail gjlindner@hotmail.com.

A propósito, eu tb acho Campo Branco de tirar o fôlego (ou fodástico huehue como disse o Mr. Autóctone)

Forte Abraço!

marcelohpo disse...

Putz, vazia tempo que não entrava no teu blog... Eita, quase 2 anos! Cara, só não te mandei o encarte escaneado porque não entrei mais no blog, mas vou resolver isso. Segunda-feira te mando. Valeu! Abraço!

marcelohpo disse...

Cara, eu não entendo porque esse álbum não foi lançado em cd. Tenho quase certeza que essas mp3 que você gentilmente nos disponibilizou foram gravadas a partir do vinil, mas ainda assim, está espetacular.

Anônimo disse...

Então Marcelo, realmente não creio que exista uma versão master em qualidade de CD... essas são feitas a partir do vinil sim, e inclusive eu preciso postar novamente em um novo servidor. Se vc conseguir o encarte certamente eu posto aqui. A Diana realmente merece nosso apreço e reconhecimento.

Abraços a tí!

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB