sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ao Mestre, Com Carinho




Música, Maestro!

E falar em maestro pra mim é falar em Waltel Branco. Além de ser a pessoa mais tranquila do universo todo, ele é "O Cara"! Sei que ainda vou postar muiiita coisa aqui sobre esse figura incrível, meu mestre e meu amigo, com quem tanto aprendo e quem tanto estimo. Quem sabe pessoas começem a acessar esse novo blog e de todas as coisas, uma das mais importantes é falar do Waltel.


Ele é o próprio exemplo de "músico dos bastidores", aquele que faz as coisas acontecerem por traz das cortinas. O Waltel foi músico da Rede Globo durante mais de 20 anos, e todo brasileiro já ouviu alguma coisa dele...quem lê isso pode ficar surpreso: mas é fato! As músicas das novelas da globo das décadas de 70 e 80 estavam sobre as habilidosas mãos desse "Cara", pra não dizer que ele ainda arrumava tempo pra comandar a orquestra da Som Livre. E se pergunte: porque é que nunca ouvi falar dele?? simples...a industria cultural é complicada e envolve muitas coisas, e muito dinheiro.

Além de fazer os arranjos dos primeiros discos do Tim Maia (das músicas famosas tipo "Primavera", "Você" e outras), do Djavan, do João Gilberto (o que lhe confere também o titulo de "pai da bossa-nova"), do Zé Ramalho, do Alceu Valença e de uma infinidade de outros entre os quais Alcione e Roberto Carlos, ele ainda fez uma das músicas mais conhecidas no mundo, enquanto trabalhava nos EUA com Henrry Mancini: a trilha sonora da Pantera-Cor-De-Rosa.

Bom, muito vou falar do Waltel ainda, mas a principio deixo o link para o disco gravado pela Orquestra a Base de Sopros de Curitiba, que gravou algumas músicas do Waltel em 2005. Este disco é uma jóia! Alem da qualidade dos músicos (sob a batuta de Sergio Albach), os arranjos são de tirar o fôlego!

Ganhei esse disco do Waltel, mas não tenho o encarte (ele mesmo só tem um disco desses), portanto o arquivo contém só as músicas. Se eu conseguir emprestar o encarte para scanear, posto depois. Vale a pena baixar e ser generoso com os ouvidos! Aproveitem, pois é inédito na internet.

As fotos são do meu arquivo pessoal. Na ordem de cima para baixo: Em Cornélio Procópio; em Paranavaí (ele esta fazendo um arranjo para Big-Band...); Em Maringá comigo e professoras para quem lecionamos.

Deixo ainda o link para quem quiser ver o documentário que o cineasta Alessandro Gamo fez sobre o Maestro, e o link para a página da Wikipédia (que eu iniciei) sobre "O Cara".

Link para Wikipédia

Documentário "Descobrindo Waltel"

Orquestra a Base de Sopros de Curitiba - "Mestre Waltel" (o link para o MegaUpload esta ativo)


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom...continue...
Obrigada por dividir esta maravilha conosco!!!
abraço

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB