sábado, 7 de fevereiro de 2009

Momento de Filosófia

Eu havia feito um show e estava com o cachê (cerca de 100 pilas) na mão. Então, fui levar o carro na oficina, e lá aguardando enquanto se faziam os necessários reparos, tomei uma revista para ler. No fim dela havia uma propaganda da editora "Escala", e o endereço da Web para acessar os volumes. Chegando em casa, acessei o site e pude adquirir cerca de 25 volumes com meu cachê: uma barganha! Sem sair de casa, fiz o boleto e paguei no site do banco. Em dois dias recebi esta maravilha do conhecimento universal e, entre os demais havia a "Republica", fonte inestimável de conhecimento que me custou o absurdo de R$4,00...

Sempre é bom reler os velhos livros (e esse é velho mesmo!) . Estou refazendo o pensamento de Platão, por partes, na forma de estudo. O que mais me surpreende nas leituras greco-romanas é sua atualidade. Praticamente tudo é atual (exceto alguns dógmas talvés). Estou no livro 3, onde Socrates esta discutindo com Glauco questões sobre justamente, a arte. Eles pretendem controlar os poetas, músicos e mesmo provar como deve ser o tratamento médico para a sociedade imaginada. Tem sido interessante, sobretudo quando ele abordou a música (embora eu discorde das proposições dele). Vou citar um trecho que me deixou feliz...
Sócrates - "Para essa finalidade, pois, a educação decisiva é a musical porque o ritmo e a harmonia penetram até o fundo da alma e a tocam da maneira mais vigorosa, infundindo-lhes elegância, e tornam belo aquele que tenha recebido uma educação correta, ao passo que ocorre o contrario com o inculto. Aquele que possui uma educação musical suficiente pode perceber com grande perspicácia o que é feio ou imperfeito nas obras de arte ou na natureza, indignando-se com razão, ao passo que sabe aprovar e receber com alegria na alma o que é belo, dela se nutrirá um homem honesto."

(Platão, A República, Livro III, tomo XII)

2 comentários:

albach disse...

Ok, filho vou ler este livro de Platão, sempre gostei dele, visto que amo história.
Como você bem disse "Praticamente tudo é atual...", é um questão de se aprender a olhar a história, então passamos a compreender os homens e prever suas atitudes, pense nisto.
Bjs, mãe.

albach disse...

Humm... eu comi o "a", descupe... Quero dizer: " é uma questão...".
Bjs mãe

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB