sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Até Breve Curitiba... Olá São João!


Nada me agrada tanto quanto ver o por do sol pela minha janela. Milhares de tonalidades se fundindo em poucos minutos no infinito céu do horizonte... momento para contemplar. A contemplação combina com o retiro do sol, pois encaminha as idéias assim como as luzes. Neste momento as mesmas coisas tomam diversas formas e cores, assim como na mente humana são os pensamentos. Tirei estas fotos no dia 11 de fevereiro, ultimo dia meu em Curitiba. Lembra-me um filme que vi outrora chamado "Vanilla Sky" ("Céu de Baunilha").


Fui convocado para assumir o cargo de instrutor em São João Batista, SC. No início fiquei um pouco precavido de sair de casa e ir rumo a outra região, mas na minha primeira visita a cidade fui recepcionado de modo exemplar. Prestes a desistir de minha vaga, devido a vários pormenores, especialmente os altos aluguéis, a adorável Secretária garantiu-me que cuidaria pessoalmente de encontrar um local apropriado para minha estadia. Logo em tempo ela me indicou uma pousada. Não me animei muito, mas o preço era bem acessível, então aceitei a oferta. Lá chegando, imagine: a "pousada" é uma mansão no pé de um monte, cercada de palmeiras e com terreno imenso, local de extrema paz e tranquilidade, donde vejo toda a cidade, até a serra pela janela do quarto. Cama de casal, ducha, internet, e roupa de cama branquinha e cheirando a confort, e ainda um bom café da tarde com bolinho de fubá da dona Fátima.. Não bastasse isso, sobre a estante uma rosa, rosa mesmo, com perfume e tudo! Na foto: a rosa ontem, e hoje, ao desabrochar.

É, a pousada é realmente legal! Até porque vai ser um longo aprendizado entrar no clima calmo que a cidade propõe. As pessoas dormem cedo, acordam cedo, fazem as coisas com outro ritmo, nada rápido, mas muito calculado, onde o "equivoco" só se vê no dicionário. Fico me imaginando essa minha estada como aquelas que faziam os antigos romanos para suas "villas", afim de refletir, contemplar e cuidar seus jardins, o que para os estoicistas é o ápice da filosofia que busca a virtude.

Sabe aquele chachorrinho que você imagina quando pensa em constituir uma família e ter uma vida susse? Esse é o Zé-Bob. Esse cara traz o que faltava pro lugar! Posso dizer simplesmente: Zé-Bob é "o cara" daquele pedaço! Cheio de malícia e um enérgico baderneiro, esse cachorrinho faz a festa com qualquer coisa que veja pela frente. Olha que não sou chegado a cachorros, mas esse dai me ganhou quando sai do carro pela primeira vez na pousada. Se você não fizer nada, ele faz! Vai cavocar a areia da construção e te traz algum pedaço de graveto pra "brigar" contigo... e se não tiver graveto vai chinelo, tapete, o que vier! Ele de certa forma equilibra o excesso de tranquilidade do local com suas periécias inatas e simplórias, que fazem até o mais carrancudo abrir um sorrizo espontâneo.

2 comentários:

Unknown disse...

Que a tranquilidade da cidade e a força desta natureza chamando à vida, te inspire...
Sucesso!!!

M.Autóctone. disse...

OO meu irmão,

que engraçado pensar nesse cãozinho.. hehehe

Essa experiencia com certeza somente irá agregar em quem és.

Forte abraço,
M.Autóctone

Postar um comentário

 

© 2009Luz de Inverno | by TNB